Alimentação & Ambiente

O grupo de trabalho Alimentação & Ambiente foi criado como resposta aos anseios sentidos sobre estas temáticas essenciais para o movimento das Iniciativas de Transição e para a Comunidade. Para muitos, a tomada de consciência sobre a necessidade de participar na mudança do paradigma sobre o poder da cidadania vem através da alimentação, pois o que comemos resulta de um circuito em que os interesses comerciais e lucrativos ainda imperam sobre a ética, saúde pública e equilíbrio do ecossistema. A consciencialização sobre a origem dos alimentos que consumimos tem despertado a sociedade para questões fundamentais como a diversidade e as características das sementes utilizadas e o uso de transgénicos, as práticas agrícolas, a qualidade da água e dos solos, as redes locais de produção e de distribuição dos produtos alimentares ou a importância dos insectos polinizadores. Multiplicam-se as hortas pedagógicas, sociais e familiares e os mercadinhos de produtos caseiros e hortícolas da época.

As Oficinas de Partilha de Saberes do grupo de trabalho Alimentação & Ambiente têm representado um espaço de encontro de diversas experiências e aprendizagens (fazer pão, compotas, patés vegetais, fermentados, germinados, iogurte, sabão, cozinhar com plantas silvestres comestíveis e saber multiplicar plantas aromáticas), no sentido de estimular o conhecimento e o consumo diversificado de alimentos, a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e a adoção de comportamentos sustentáveis. O intercâmbio de ideias e de receitas proporciona o convívio espontâneo, a partilha e a inspiração para novas práticas.

O grupo está aberto à participação de qualquer cidadão que partilhe a preocupação sobre estas temáticas, pois a cidadania passa, também, por exercer o direito à informação atempada sobre o que determina a nossa vida e a do planeta, seja a nossa saúde, seja a utilização dos recursos, seja a economia local e a coesão social. A qualidade da informação assume um carácter fundamental para que possamos decidir conscientemente sobre o nosso presente e sobre o futuro das novas gerações.

Email: alimentambiente@gmail.com

Anúncios